quinta-feira, 24 de maio de 2018

A velhice para um jovem


Aos 24 anos a velhice parece uma história. É como aqueles casos extraordinários que nós vemos em programas sensacionalistas. É uma coisa que nunca vai acontecer com você. Em certa medida, é possível dizer que a velhice sequer existe.

Não há velhice. Talvez esta afirmação soe radical, mas não é. De fato, não há velhice. Aos 24 anos tudo o que há é juventude. A velhice realmente não existe. É impossível para alguém com pouca idade experimentar a velhice. Pode até ter mentalidade conservadora ou madura (no melhor e pior de cada coisa). Pode não ter disposição e atribuir isso ao abstrato envelhecimento. Mas, dizer que há velhice? Ah, meu amigo, isso não dá.

A velhice só existe quando ela existe. Redundante? Pode ser. Mas também é isso mesmo. A velhice só pode ser percebida quando se está velho. Mas o que é estar velho? Bem, apenas quem conclui que está velho pode dizer.

Não acredito que velhice seja algo exato. “Aos 65 você está velho”, diriam os que gostam de objetividade. Mas o que são 65 anos em meio a atemporal existência?

Outros podem dizer que a velhice acontece quando o corpo humano começa a funcionar mal. Pode até ter alguma lógica nessa perspectiva. É o envelhecimento mecânico. Porém, não acho que é o principal. Não sei se incômodos físicos são suficientes para fazer a pessoa se sentir velha. Acredito que tem mais a ver com a mentalidade mesmo.

Tem gente que se aposenta e a partir dali decreta o início da própria velhice. Aposentar-se é outra coisa abstrata pra mim. Aos 24 anos mal sei o que é trabalhar, quanto mais se aposentar. Também não vejo motivo para tristeza. Ganhar dinheiro sem precisar trabalhar é sempre algo bem vindo. Ainda sobra um bom tempo para se dedicar a atividades remuneradas com satisfação pessoal. A aposentadoria poderia ser o fim dos livros de autoajuda, se não fosse a tal velhice.

Talvez você queira saber o que é velhice. Bem, como eu já dei a entender, eu não faço ideia. Pode ser que, em um belo dia, você acorde e pense: “estou velho”. A partir daí você para de experimentar a vida e apenas vai levando o existir. Isso é perigoso. É algo que pode dar até em quem tem 24 anos.

Outra coisa interessante é pensar em ficar velho. É o envelhecimento planejado. “Quando eu ficar velho, vou viajar”. Que grande bobagem. O futuro chega a ser mais incerto do que a existência da velhice. Reunir esses dois conceitos é como juntar Mentos e Coca-Cola. 

Enquanto você for capaz de pensar, você está vivo. Se você está vivo, tente aproveitar. Muito pensam que a velhice é inevitável. Não vou ser ingênuo a ponto de dizer que o corpo não envelhece. Existem coisas que só vêm à tona com o passar dos anos, tudo bem. Mas e daí? Isso é motivo para ter mente de velho?

Eu tenho 24 anos e não sei quase nada da vida. Velhice é algo tão distante pra mim quanto viajar de Salvador a Coité no São Matheus via Riachão. Porém, eu acredito muito no que Chaves canta nas suas infinitas reprises no SBT.

Ele canta o seguinte: existem jovens de 80 e tantos anos, mas também velhos de apenas 26. Eu acho que é justamente por aí. Se você decide ser velho, você será. É por isso que Chaves nunca ficou velho.

Sabe o que é ser velho? É ser exatamente do jeito que você imagina um velho. “O véi vai te pegar, menino!”. Nesse contexto, é como diria meu pai: “Velho só presta pra comprar pão e fazer medo a menino”.

Então, por fim, seja você uma pessoa de 80 anos, seja alguém de 16, não seja velho. A velhice é contra indicada em caso de suspeita de idade. Passar bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário